Optometria

 

A palavra optometria deriva etimologicamente do grego optometron, sendo esta decomposta em opto, que provém de opsis que significa "visão" e de metron que significa "medição". A Optometria é uma ciência especializada no estudo da visão, especificamente nos cuidados primários da saúde visual."

post body image

A Optometria é uma ciência especializada no estudo da visão, especificamente nos cuidados primários da saúde visual, sendo o optometrista um profissional independente habilitado a examinar e avaliar o estado da visão, intervindo na identificação, correcção ou compensação dos defeitos visuais de origem não patológicas, tais como:

- Miopia

- Astigmatismo

- Hipermetropia

- A presbiopia

O optometrista no exercício da sua actividade, prescreve e adapta meios ópticos tais como lentes oftálmicas (óculos) ou de contacto, administra exercícios de reeducação visual para melhoramento da visão binocular e presta informação e aconselhamento no domínio da higiene e da ergonomia da visão. Na sua acção de prevenção, está também preparado para reconhecer uma alteração visual de origem patológica, sistémica ou outros estados oculares anormais. Nesses casos, compete-lhe encaminhar o paciente a um profissional da área médica.

A sua intervenção profissional tem como objectivo melhorar o desempenho visual e, assim, o desenvolvimento social e a qualidade de vida da população.

Fontes:

- Instituto Brasileiro de Optometria
- Wikipédia
- UPOOP – (Folheto comemorativo do dia mundial da optometria -
Competências do Óptico-Optometrista Europeu, aprovadas pela A.E.S.C.O. Associação Europeia de Escolas e Colégios de Optometria – Documento 86-03-01);
- C N P Classificação Nacional das Profissões – Grande Grupo 3 e Sub Grupo 3.2.2