Contactologia

 

As lentes de contato geralmente servem para a mesma proposta corretiva que os óculos convencionais, porém elas são mais leves e virtualmente invisíveis. Fora que as lentes de contato corrigem a miopia com 5% a mais de eficácia comparada aos óculos convencionais.Muitas lentes comerciais são tingidas com um azul fraco para torná-las mais visíveis quando estiverem imersas em soluções de conservação ou limpeza. As lentes cosméticas e as corretivo-cosméticas são coloridas proporcionalmente de modo que alteram a aparência do olho. "

post body image

Uma lente de contacto é uma lente oftálmica que pode ser:

- Correctiva

- Cosmética

- Correctivo / Cosmética

- Terapêutica

algumas precauções na sua utilização: - Uma lente hidrófila desidratada (seca), nunca deve ser colocada sobre o olho; - Não se deve utilizar uma lente que apresente um aspecto descolorido ou danificado; - Se uma lente se tornar marcadamente desconfortável, deve ser retirada de imediato; - Se sentir os seus olhos secos durante o dia ou de manhã, poderá ter de usar uma solução hidratante ou lubrificante; - Lavar sempre as mãos com sabão suave quando se manipulam as lentes ou os porta-lentes; - Não dormir com as lentes de contacto, uma vez que dificulta a oxigenação corneana; - Não lavar as lentes com água da torneira. Devem-se usar sempre os líquidos de limpeza próprios e recomendados pelo seu especialista. - Sempre que tiver sensação de picada, visão turva ou olho vermelho, a lente deve ser retirada, lavada e colocada no porta-lentes. Se os sintomas se mantiverem deve consultar o seu especialista.


Para despiste de eventuais alterações oculares, tais como edema da córnea, conjuntivite alérgica ou neovascularização corneana o seu utilizador deve ser observado. Estima-se que cerca de 125 milhões de pessoas no mundo usem lentes de contacto (2% da população mundial), incluindo 28 a 38 milhões nos Estados Unidos e 13 milhões no Japão. Os tipos de lentes usadas e prescritas variam consideravelmente entre os países, com as lentes de contacto rígidas representando cerca de 20% das lentes prescritas no Japão, Holanda e Alemanha, porém representando menos de 5% das prescritas na Escandinávia.